Sergius Erdelyi
Arte Visual
 
 
  Home / Vitrais / PUC/PR
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Vitrais PUC/PR

Viagem pela História da Humanidade
Assim foi definido o nome do vitral da Biblioteca da PUC, em Curitiba!
“Vitral manufaturado sobre lâminas de vidro temperado, composto por pequeninos pedaços de vidro, formando figuras com contornos pintados” (citação do livro Arte na PUCPR – Prof. Ivens Fontoura – Editora Champagnat). Da mesma obra vamos retirar termos e frases para descrever a série de quatro vitrais, a seguir ilustrados.

Inicio
A série se inicia pelo período Paleolítico, descoberta do fogo, da roda, das armas, carros de guerra, pelos caldeus, fenícios, criação do hieróglifo até a construção das pirâmides.
Vitral 2
O segundo vitral (dividido em duas partes para melhor visualização) retrata o período entre a escrita cuneiforme e a construção de uma pirâmide Guzerat, até templos gregos nos estilos dórico, jônico e corinto, passando pela fundação do império romano com Rômulo, Remo e a Loba, construção de aquedutos, arcos e a criação do senado, entremeados por elementos judaico-cristãos até Maximilianus.
Vitral 3
O terceiro vitral (dividido em duas partes) retrata a Idade Média, sua música, os monges copistas, os cavaleiros e as Cruzadas, as catedrais e seus mágicos vitrais a bússola, a navegação e as grandes descobertas, com destaque para os elementos que retratam os povos olmecas, maias e astecas: o calendário, as pirâmides e a serpente emplumada.
Vitral 4
O quarto vitral inicia pelo Renascimento e culmina na Era Espacial: Gutenberg, Leonardo da Vinci, primeira Bíblia; Michelangelo, Basílica de São Pedro, Isaac Newton, Bach; máquina de vapor industrial, Mendel , Foucault, Louis Pasteur, Marcelino Champagnat; Thomas Edson, o motor de Nicolau Otto, o Ford T, o telégrafo de Marconi, o 14 Bis de Santos Dumont; Albert Einstein, a bomba atômica sobre Hiroshima, pouso sobre a Lua, a Madre Teresa de Calcutá, o perigo atômico, o princípio místico de Teilhard de Chardin (arte, ciência e fé).

Voltar
 
     
 
Home Biografia Currículo Galeria Eventos Imprensa Livros Museu Fale Conosco

Sergius Erdelyi Atelier. Todos os direitos reservados. All rights reserved © 2012