Sergius Erdelyi
Arte Visual
 
 
  Home / Livros
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  Livros

Com arte e estilo, o livro No Princípio Era o Verbo ilustra uma das obras-primas de Sergius Erdelyi: os 42 vitrais da Igreja Nossa. Senhora das Dores, em Tijucas do Sul, Paraná.

A ideia dos vitrais da Igreja Nsa. Sra. das Dores surgiu em função de um mosaico de vidro criado, inicialmente, em Viena, Áustria, por volta do ano 1948.

Meados da década de 80, vivendo em Tijucas do Sul, próximo a Curitiba, criou uma imagem sacra feita em mosaico de vidro, que foi presenteada ao Hospital local. Surpreso, Sergius constatou que as pessoas se prostravam perante a figura santa, demonstrando assim, que uma imagem artística cria contato direto com a divindade.

Mas como um número tão grande de vitrais (para a Igreja local) representaria custos elevados e pelo fato de alguns amigos ficarem impressionados com os mesmos, o artista teve a ideia de colocá-los para adoção e em troca teriam seus nomes gravados em placas, ao lado de cada vitral adotado.
Isto funcionou tão bem que sobrou dinheiro e este, por sua vez, foi usado para construir uma creche de crianças modelo no bairro da Lagoa, local onde o artista mora (que foi repassada à administração da Prefeitura local).

Voltando ao livro, objeto deste texto:
Trata-se de um volume de 156 páginas, ricamente ilustradas com os belos mosaicos de vidro, técnica inventada por Sergius Erdelyi na década de 40 em Viena, Áustria.
Em 1988 a obra é editada em alemão e em 2012 ela foi objeto de um discurso apaixonado por parte do ex-Diretor do Museu Histórico Natural de Viena, Prof. Lötsch, em outubro daquele ano, na abertura da exposição Retrospektive (veja fotos no link Eventos).

Livros publicados:
- No Princípio era o Verbo, por Sergius Erdelyi – 1ª Edição (1987 – Própria) e 2ª Edição (1997) – Editora Universitária Champagnat;
- Im Amfang war das Wort (No Princípio era o verbo, versão em alemão): 1ª Edição (1988) – Editora Herder – ISBN 3-210-24889-0;
- 33 Hunde laufen durch unser Leben (33 cães partes de nossa vida, versão em alemão): por Sergius Erdelyi – 1ª Edição (1995) – Editora HAAG + HERCHEN Verlag GmgH – ISBN 3-86137-359-9.
- Psychoscopy – Desenhos (a publicar!);

Participação:
- Joy of Time de Júlia Belton – poemas a partir de algumas pinturas do artista (não publicado).
- Vozes do Paraná: Retratos de Paranaenses, por Aroldo Murá G. Haygert – Edição (2008) – Convivium Editora Ltda
- Arte na PUCPR, por Ivens Fontoura – 1ª Edição (2009) – Editora Universitária Champagnat
- Revista da Academia Paranaense de Letras – n° 59 – 2010 – Editora Progressiva Ltda


Links:

- No Principio Era o Verbo na Biblioteca Nacional

- Nota do MAC (Museu de Arte Contemporanea do PR), referente a Exposição de Vitrais e lançamento do livro No Principio Era o Verbo (16/07 a 06/08/1987 – Sala Miguel Bakun):

Voltar
 
     
 
Home Biografia Currículo Galeria Eventos Imprensa Livros Museu Fale Conosco

Sergius Erdelyi Atelier. Todos os direitos reservados. All rights reserved © 2012